Minha foto
Esse blog foi criado para divulgar experiências e idéias interessantes relativas à Agroecologia, agricultura urbana, permacultura, alimentação, saúde e afins. Quem tiver alguma dúvida, sugestão, crítica, observação, elogio, idéia ou quiser apenas bater um papo, entre em contato conosco. Nós estamos no Instituto de Biologia CCS/UFRJ - Ilha do Fundão (RJ). projetocapimlimao@yahoogrupos.com.br

segunda-feira, 23 de maio de 2011





A data deste encontro está diretamente relacionada com as deliberações do ultimo ENGA (Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia) que ocorreu no Rio de Janeiro, onde os grupos de Agroecologia decidiram que organizariam uma ou varias ações envolvendo as temáticas relacionadas à agroecologia em suas regiões no mês de Maio, o Maio Agroecológico.

Assim, nossa vontade de nos inteirar mais a respeito da problemática dos agrotóxicos e de trazer esse debate à Universidade, aliada ao surgimento da Campanha Nacional e Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela vida nos incentivou a organizar este seminário.


O local de ocorrência é estratégico por permitir que o corpo docente e
estudantil do Centro de Ciências da Saúde possa cruzar os diferentes olhares sobre os Agrotóxicos, proporcionando uma maior reflexão e compreensão, não apenas no seu aspecto químico, mas também no âmbito político, socio-ambiental e de saúde pública que a temática envolve.Através do Seminário, objetiva-se também expandir e conectar as redes de ações, dentro e fora da universidade, as quais buscam aprofundar as relações de consumo consciente e contribuir na construção de uma sociedade mais saudável e sustentável.

domingo, 1 de maio de 2011

Aniversário de 1 ano da Feira Agroecológica da UFRJ

A Feira Agroecológicada UFRJ completou um ano, no dia 29 de Abril. Foi um intenso ano de aprendizagem, onde os atores responsáveis – a coordenadora Nádia Pereira, os agricultores, o projeto Capim Limão, profissionais e estudantes da Nutrição, ABIO, entre outros - puderam ficar a par da legislação e entraves relativos ao SPG (sistema participativo de garantia), à questões sociais antigas e profundamente enraizadas que ajudam a manter a agricultura familiar marginalizada, e ao mesmo tempo lutar pelo fortalecimento deste setor que constitui a base da produção dealimentos do nosso povo.

O enorme sucesso da feira não poderia ser comemorado de forma menos enfática, e os agricultores se divertiram e se emocionaram ao cantar parabéns para essa construção conjunta, tão importante para a vida de todos envolvidos, e principalmente importante no que se refere à tomada de atitudes agroecológicas que podem mudar o atual paradigma insustentável que vivemos.