Minha foto
Esse blog foi criado para divulgar experiências e idéias interessantes relativas à Agroecologia, agricultura urbana, permacultura, alimentação, saúde e afins. Quem tiver alguma dúvida, sugestão, crítica, observação, elogio, idéia ou quiser apenas bater um papo, entre em contato conosco. Nós estamos no Instituto de Biologia CCS/UFRJ - Ilha do Fundão (RJ). projetocapimlimao@yahoogrupos.com.br

terça-feira, 29 de março de 2011

Capim-Limão no Seminário Educação em Saúde nas Escolas

Dia 24 de março, o grupo Capim-Limão foi convidado pelo NUTES - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - para realizar uma oficina voltada aos professor@s, merendeir@s, diretor@s e nutricionistas de Escolas da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro.
A oficina estava inserida no Seminário de Educação em Saúde nas Escolas e tinha como temática Agroecologia e a Lei da Merenda Escolar.
No final, os participantes foram levados à Ocupação Verde, nossa área experimental, afim de conhecer um espaço didático ao ar livre.





Foi uma experiência bem interessante para todos os Capinzeiros pois gerou muitos debates com e entre os participantes de forma aberta gerando uma troca de conhecimento rica para ambos.

Agradecemos a NUTES e todos os que participaram pela oportunidade!

segunda-feira, 21 de março de 2011

II Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia

O II Encontro Nacional dos Grupos de Agroecologia (ENGA) ocorreu no distrito de Aldeia Velha (município de Silva Jardim, RJ) nos dias 11 a 16 de novembro de 2010, e tinha como ênfase promover troca de experiências, técnicas e conhecimentos agroecológicos, bem como fortalecer em âmbito nacional o movimento da agroecologia.
O Encontro contou com a presença de integrantes do grupo que deram suas contribuições nas principais atividades, como a feira de exposições, as vivências e os círculos de discussão temáticos.
Entre vivências com temáticas relacionadas a plantas medicinais, recuperação de áreas degradadas, bioconstrução e a feira onde trabalhos foram expostos e sementes trocadas. A troca de saberes agroecológicos pode abranger diferentes atores no palco do desenvolvimento sustentável e integral, como os grupos de agroecologia, estudantes e profissionais de outras áreas e instituições de ensino de todo o país, agricultores, além de envolver a população local e demais interessados que puderam participar de atividades abertas ao público como a feira de exposições e o concurso de maior mandioca.



quarta-feira, 16 de março de 2011

Trote - 2011/1

No dia 15 de março de 2011, foi realizado o primeiro trote de calouros do ano organizado pelo Grupo Capim-Limão.


Os calouros foram levados ao espaço experimental da Ocupação Verde, onde breves explicações foram feitas. Em seguida, foram divididos dois grupos, onde uns ficaram na própria Ocupação Verde e outros foram levados para conhecer o Horto da Cidade Universitária.

No espaço da Ocupação Verde, os calouros se revezaram na abertura de caminhos e trilhas, já que depois de alguns meses sem manejo o capim tomou a Ocupação, salvamento de mudas, coleta de lixo e resíduos, coleta de sementes, e corte de frutas para alimentar os trabalhadores.

Já no Horto, o trabalho foi voltado para a cobertura com palha da composteira, e produção de mudas e banco de germinação de sementes.






Tudo fluiu muito bem, o resultado despertou o interesse dos novos calouros e foi bastante satisfatório para o grupo!