Minha foto
Esse blog foi criado para divulgar experiências e idéias interessantes relativas à Agroecologia, agricultura urbana, permacultura, alimentação, saúde e afins. Quem tiver alguma dúvida, sugestão, crítica, observação, elogio, idéia ou quiser apenas bater um papo, entre em contato conosco. Nós estamos no Instituto de Biologia CCS/UFRJ - Ilha do Fundão (RJ). projetocapimlimao@yahoogrupos.com.br

domingo, 22 de agosto de 2010

Incêndio na Ocupação Verde


Infelizmente, nos últimos dias 12 e 13 de agosto a área de manejo da Grupo Capim Limão conhecida como Ocupação Verde foi alvo de incêndios criminosos que tiveram o claro objetivo de destruir todo o trabalho realizado ao longo desses anos. Os autores desses atos criminosos tinham a intenção de desestimular o grupo a lutar pelo espaço que já é legitimado perante à UFRJ. No entanto, esse evento só serviu para mobilizar mais ainda os estudantes a se unirem em prol das causas que defendemos, o grupo se articulou no momento pós incêndio e foi produzida uma carta que foi enviada juntamente com fotos do local ao Prefeito da UFRJ, abaixo está a carta na integra.





CARTA DE DENÚNCIA AOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS NA OCUPAÇÃO VERDE

Sr. prefeito da Cidade Universitária Profº: Helio de Mattos;
Nós, alunos do Instituto de Biologia da UFRJ, membros do Centro Acadêmico de Biologia, integrantes do grupo Capim Limão – grupo de extensão formalmente vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) – com amplo reconhecimento dentro e fora da Universidade, gostaríamos de relatar dois incêndios ocorridos nos dias 12 e 13 de agosto, na área chamada Ocupação Verde. O espaço, localizado em frente à BioRio,  sofreu, nos dias citados, dois ataques.
A Ocupação Verde se situa numa região de depressão, que naturalmente acumula água, somando-se ao fato da Ilha do Fundão tratar-se de um aterro, o que sempre dificulta ainda mais a percolação da água. Por conta disso a nossa área de manejo concentra muita umidade, somado à própria vegetação existente, que contribui ainda mais pra tal condição.
No dia 12, primeiro dia dos incêndios, conseguimos observar manchas de uma espécie de pinche, num rastro que ia em direção á Ocupação, que nos levam a acreditar que o incêndio possa ter sido proposital. Eram notáveis também os vestígios deste mesmo óleo nos locais já consumidos pelo fogo, numa área ampla, o que aumenta ainda mais as chances do fogo ter sido proposital. Rastros do mesmo material também foram vistos nas calçadas próximas à BioRio. O fogo do dia 12 consumiu cerca de 40% da Ocupação.
Hoje, dia 13, a Ocupação foi, novamente, alvo de outro incêndio. O fogo se deu justamente nas áreas que não tinham sido atingidas no dia anterior. Companheiros moradores do alojamento alegam que o fogo já consumia a área de plantio, manejada à 4 anos, desde a madrugada do dia 13. Outros companheiros puderam ver labaredas de mais de 3 metros consumindo árvores, mudas e outras espécies animais/vegetais da Ocupação. Os bombeiros novamente se fizeram presentes no local, e corroboraram com a hipótese de incêndio criminoso. O laudo, que ficará pronto em 15 dias, possivelmente apontará nesta direção.
Nosso grupo, que desde 2006 se insere em diversas discussões relacionadas à Agroecologia, Agricultura Familiar, Educação, Recuperação ambiental/reflorestamento, e Movimentos Sociais, dentro e fora da Universidade, sente-se muito surpreso pela possibilidade de incêndios criminosos e reincidentes dentro da UFRJ, uma das maiores universidades do país. Tornamos pública a situação no sentido de serem tomadas, pelas autoridades responsáveis, as medidas cabíveis. Pedimos maior segurança para a área, uma das frentes de trabalho mais antigas do grupo Capim Limão.


Centro Acadêmico de Biologia
Grupo Capim Limão


 Seguem algumas fotos do local após o ocorrido: