Minha foto
Esse blog foi criado para divulgar experiências e idéias interessantes relativas à Agroecologia, agricultura urbana, permacultura, alimentação, saúde e afins. Quem tiver alguma dúvida, sugestão, crítica, observação, elogio, idéia ou quiser apenas bater um papo, entre em contato conosco. Nós estamos no Instituto de Biologia CCS/UFRJ - Ilha do Fundão (RJ). projetocapimlimao@yahoogrupos.com.br

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

I Semana de Agroecologia UFRJ


       Desde abril de 2009, como fruto do amadurecimento do Capim Limão e de sua integração com outros grupos que atuam na Ilha do Fundão (Ecooperação, MUDA e GeoMata), começou a ser organizada a I Semana de Agroecologia UFRJ.
        O objetivo da I Semana de Agroecologia da UFRJ, foi divulgar e enraizar no ambiente da Universidade discussões sobre ideais agroecológicos, técnicas diversas e possibilidades de atuação dentro da agroecologia, enriquecendo a formação pessoal e acadêmica de todos os participantes. A Semana ocorreu entre os dias 24 e 28 de agosto e recebeu cerca de 200 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários, agricultores e outros. Os temas (conservação, manejo, comercialização, redes solidárias, questão agrária, alimentação e saúde etc.) foram apresentados através de palestras, debates, vídeos, oficinas e uma feira agroecológica, gerando ricas trocas entre os participantes.
        Na organização da Semana se buscou colocar em prática os paradigmas agroecológicos, de forma a fazer do discurso uma realidade. A construção do evento foi auto-gestionada; muitas atividades foram realizadas em mutirão; evitou-se a utilização exagerada de papel e outros objetos descartáveis e a maior parte dos alimentos dos lanches foi comprada diretamente de pequenos produtores orgânicos ou agroecológicos.
          A I Semana de Agroecologia UFRJ se desenrolou sob um clima muito bacana e recebeu muitos elogios por parte dos participantes externos  à UFRJ e também por parte da comunidade interna que pode ter mais contato com a temática. De certa forma este evento funcionou em parte como uma alavanca para nossas ações, de uma hora para a outra o grupo passou a se envolver com questões mais relevantes do ponto de vista de atuação no contexto do Movimento Agroecológico do Estado do Rio de janeiro.

Blog da I Semana de Agroecologia da UFRJ:

Reportagem sobre a Semana: