Minha foto
Esse blog foi criado para divulgar experiências e idéias interessantes relativas à Agroecologia, agricultura urbana, permacultura, alimentação, saúde e afins. Quem tiver alguma dúvida, sugestão, crítica, observação, elogio, idéia ou quiser apenas bater um papo, entre em contato conosco. Nós estamos no Instituto de Biologia CCS/UFRJ - Ilha do Fundão (RJ). projetocapimlimao@yahoogrupos.com.br

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Mutirão na Ocupação!


“Ocupação Verde” é o nome da área onde, desde agosto de 2006, a galera do Capim Limão intervém com plantio de mudas e sementes, com o objetivo de implantação de um sistema agroflorestal experimental. A área , que fica em frente ao predio do Bio Rio na Ilha do Fundão, era coberta por poucas espécies bem rústicas de gramíneas e o solo de aterro, bem compactado e repleto de pedras, cimento, azulejos e tudo que alguém possa imaginar.
O plantio é feito tentando acelerar o processo de sucessão das espécies, através da introdução de espécies pioneiras herbáceas e arbustivas que alteram as condições ambientais propiciando um ambiente favorável ao crescimento das arbóreas iniciais, e assim por diante. O agrupamento das plantas em ilhas permite a formação de micro habitats que funcionam como núcleos de vida. Dessa forma é possível intervir numa área grande com pouco trabalho.
No entanto a área é grande, cerca de 2500m², e a disposição da galera também. Desde o inicio o trabalho é feito principalmente na forma de mutirão. Na semana de trote um mutirão com os calouros sempre acontece, e o momento é de descontração, troca de idéias e contato com algo bem diferente do cotidiano na cidade, sem falar no ótimo rendimento do trabalho. Também acontecem diversos mutirões durante o ano para manutenção e plantio na área, que também são essenciais.
Nesse ano, de 2008, os mutirões de plantio começaram nesse mês de outubro e estão ocorrendo às quartas-feiras, na parte da tarde. Os dois primeiros foram muito produtivos, e rolou principalmente capina seletiva, plantio de sementes, manejo do solo com palha, e abertura dos caminhos para a galera circular sem pisar nas mudinhas que tem aparecido espontaneamente. As fotos ao lado mostram o trabalho no mutirão do dia 29/out.